+

Matricula

ALUNOS INGRESSANTES E ALUNOS ESPECIAIS

Os alunos ingressantes não são usuários do Sistema FenixWeb, suas matrículas devem ser feitas através de formulários preenchidos, assinados e entregues no mesmo local de inscrição.

A partir de abril de 2008, os emails gerados pelos sistemas Fênix e Janus da Pós-Graduação da universidade só serão enviados para endereços no domínio USP, ou seja, com final ‘usp.br’. Serão aceitos tanto endereços do tipo [email protected]  quanto [email protected].

Caso o seu email registrado no sistema Fênix/Janus não seja do domínio USP, será necessário providenciá-lo junto à sua unidade ou junto ao CCE, solicitando em seguida à sua secretaria de pós-graduação a atualização do endereço eletrônico.

Esta medida tem como objetivo a segurança e confiabilidade dos sistemas institucionais, evitando a perda de mensagens importantes devido a problemas de comunicação e à filtros de SPAM existentes em vários provedores comerciais.

O cumprimento de Nova Matrícula,  Artigo 55 do Regimento da Pós-Graduação da USP, é obrigatório no ato da matrícula inicial.

Ao aluno estrangeiro é obrigatória a apresentação do certificado de nível avançado no teste de proficiência em português, realizado pelo CELPE-Brás (http://portal.mec.gov.br/sesu/), até 6 meses antes do prazo limite do curso. 

Aluno regularmente matriculado em programa de pós-graduação de outras Unidades de Ensino Superior  para matrícula em disciplina e  para aluno especial deverão realizar no Serviço de Pós-Graduação da FMUSP, Rua Teodoro Sampaio, 115, 1º andar, mediante a documentação:

¨        cópia autenticada do RG

¨        cópia autenticada do CIC

¨        cópia autenticada do diploma de graduação (frente e verso) declaração de matrícula em programa de pós-graduação, fornecida pela unidade de origem (se for o caso) .

ATENÇÃO: ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA DO PROGRAMA ANTES DO INÍCIO DA DISCIPLINA, PARA CONFIRMAÇÃO DE DATA, HORÁRIO E LOCAL.

ALUNOS REGULARES

O período de matrícula de alunos regulares, que não estão com matrícula trancada, compreende 3 etapas consecutivas, recomendando-se que os alunos consultem previamente o orientador sobre a escolha das disciplinas:

–         Pré-matrícula do aluno: período para os alunos efetuarem suas pré-matrículas em disciplinas ou sua matrícula  de acompanhamento, sendo a matrícula de acompanhamento obrigatória para o aluno que não se matricular em nenhuma disciplina. Toda ação confirmada pelo aluno, neste Sistema, gera um e-mail a si próprio como comprovante da ação executada;

–         Aval do orientador: período para os orientadores avalizarem as pré-matrículas em disciplinas e aceitarem as matrículas de acompanhamento de seus orientandos. A pré-matrícula em disciplina ou solicitação de matrícula de acompanhamento não apreciada pelo respectivo orientador, neste prazo, será automaticamente aceita;

–         Deferimento do ministrante: período para os ministrantes de disciplina deferirem as pré-matrículas avalizadas pelos orientadores. A pré-matrícula, avalizada pelo orientador, que não receber manifestação do ministrante da disciplina será automaticamente aceita.

MATRÍCULA VIA INTERNET(Atenção: somente pelo Internet Explorer)

1.  Entrar na página FenixWebhttp://www.sistemas.usp.br

     Verificar as Disciplinas Oferecidas no Período

     Clicar em:

     “Disciplinas Oferecidas” -> “Comissões de Pós-Graduação” -> “Faculdade de Medicina Curso Desejado”

2.  Para cancelamento de matrícula em disciplina:

     Acessar http://www.sistemas.usp.br

    “Acesso Restrito”

     Digitar o nº Fênix (nome do usuário) e  senha

     Clicar em cancelamento de matrícula e escolher a disciplina a ser cancelada.

PARA QUE O CANCELAMENTO SEJA EFETIVADO, É NECESSÁRIA A CONCORDÂNCIA DO ORIENTADOR ATÉ A DATA LIMITE.