+

Pós-Graduação Senso Lato

Estágios em Emergências Clínicas

  • Estágio Hospitalar em Pronto-Socorro de Clínica Médica (R1 e R2 em Clínica Médica; R1 Especialidades – Dermatologia, Infectologia do Emílio Ribas, Medicina Legal, Medicina do Trabalho, Neurologia, Patologia Clínica e Radioterapia);
  • Estágio Hospitalar em Unidade de Observação do Pronto-Socorro de Clínica Médica (R1 Especialidades – Dermatologia e Infectologia do Emílio Ribas);
  • Estágio Hospitalar em Enfermaria de Retaguarda do Pronto-Socorro de Clínica Médica (R2 em Clínica Médica);
  • Estágio Hospitalar em Unidade de Cuidados Intensivos do Pronto-Socorro de Clínica Médica (R1 em Clínica Médica; R1 Especialidades – Neurologia e Patologia Clínica);
  • Estágio Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro de Clínica Médica (R1 em Clínica Médica, R1 Especialidades – Neurologia e Patologia Clínica);
  • Estágio Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva da Clínica Médica (R2 em Clínica Médica).

Os estágios em Emergências Clínicas visam possibilitar, através do treinamento em serviço, uma formação adequada para o atendimento das emergências e urgências em Clínica Médica, desde o diagnóstico, passando pela conduta inicial, até o tratamento completo em UTI e/ou enfermaria.

Nestes estágios, o residente faz parte da equipe multiprofissional com papel de destaque, sendo co-responsável pela condução dos casos, sempre sob adequada supervisão. Os plantões são no pronto-socorro clínico de um dos maiores serviços de emergência do Brasil, bem como em suas áreas de retaguarda, onde continua a condução dos casos após a internação.
O departamento também dispõe de manequins para treinamento prático em Simulações Realísticas, onde o residente é o protagonista e tem a oportunidade de treinar habilidades técnicas, afetivas e psicomotoras sob supervisão de profissionais capacitados.

Nosso objetivo é de que, durante o estágio, o residente possa crescer tanto em conhecimento quanto em capacidade de tomada de decisões. Para isso, conta com o apoio direto dos médicos assistentes, dos preceptores e da coordenação didática do Departamento de Emergências Clínicas.

Residência em Medicina Intensiva

A Disciplina de Emergências Clínicas do HC-FMUSP oferece o programa de Residência em Medicina Intensiva, para médicos com pré-requisito em Clínica Médica, Cirurgia Geral ou Anestesiologia. O programa tem duração de dois anos e é credenciado pelo MEC.

Os estágios são realizados em sua maioria nas UTIs clínicas e cirúrgicas do Complexo do Hospital das Clínicas, contando também com estágio em UTI do Hospital Sírio Libanês.
A Residência em Medicina Intensiva visa capacitar os residentes para o atendimento completo dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, com treinamento de habilidades técnicas e não técnicas dos profissionais, sob supervisão de uma renomada equipe de médicos assistentes.