+

Presentation of Discipline

A Disciplina de Emergências Clínicas está vinculada ao Serviço de Clínica Médica de Emergência do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo abrangendo o serviço de emergência, Pronto Socorro Central do HC-FMUSP, uma unidade de internação de retaguarda ao atendimento de emergência e incluindo duas unidades de Terapia Intensiva com um corpo clínico altamente especializado para oferecer uma medicina de qualidade a comunidade.

Dentro deste contexto, a Disciplina está estruturada para oferecer aos graduandos de Medicina, estágio hospitalar no Pronto Socorro de Clínica Médica do Instituto Central do HC-FMUSP, visando o treinamento prático para abordagem adequada em urgências e emergências clínicas.

Conta ainda com um programa de Residência Médica que proporciona estágio regular para os residentes das áreas de Clínica Médica, Neurologia, Medicina Física e Reabilitação, Dermatologia, Moléstias Infecciosas e Parasitárias e Patologia Clínica e desde 1997, um Programa de Residência em Terapia Intensiva e Reanimação no 3º ano de pós-graduação lato sensu, para médicos residentes de Clínica Médica, Cirurgia Pediatria ou Anestesiologia, com a duração de 2 anos.

O programa de Pós-graduação senso stricto, estruturado em cinco áreas de concentração, desenvolve pesquisas dos mais variados temas desde investigações em biologia molecular, estudos epidemiológico analíticos, além da clássica investigação clínica. Desempenha assim com excelência seu papel junto à comunidade contribuindo de maneira impar para o ensino, pesquisa e assistência. O programa de Pós-graduação é comum a Clínica Médica, Reumatologia, Hematologia, Geriatria e Endocrinologia. Na avaliação do CAPES já recebeu nota 7 nos últimos dois triênios.